terça-feira, 8 de dezembro de 2009

HOMILÉTICA - O HOMEM E A FIGUEIRA

Todas as vezes que observarmos na Bíblia o homem tirando proveito da figueira, especialmente de seus atributos e não dos seus frutos, podemos interpretar como sendo uma figura da religiosidade humana. Observemos alguns exemplos.

1. Adão vestindo-se de folhas de figueira (Genesis 3.7)

A vã tentativa de Adão em ocultar a sua nudez com filhas de figueira. Isto representa as vãs tentativas do homem em resolver seus problemas espirituais, suas necessidades vitais com recursos religiosos. Observe também que Deus logo vem e os veste com uma "túnica de peles", mostrando a necessidade do sacrificio para vestir o homem da justiça, o que apontava para a morte do Cordeiro (Hebreus 9.22; João 1.29).

2. Zaqueu sobe na figueira para ver Jesus passar (Lucas 19.4)

Algumas versões bíblicas falam de "sicômoro" que indicava uma figueira sem frutos, uma figueira brava. Zaqueu sobre neste sicomoro para ver Jesus passar. Isto revela que a religiosidade humana apenas assiste, observa Jesus, mas não o segue. Veja como Jesus manda Zaqueu descer da Figueira, porque deseja ir a sua casa mudar a sua historia.

Existem outros exemplos, mas deixarei que o leitor, como devotado estudante da Bíblia, garimpe tais pérolas da Palavra de Deus.

A Deus toda Glória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário