sábado, 25 de junho de 2011

TOCANDO OU ESBARRANDO EM JESUS?


Lucas 8.45 "E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou?"

Jesus ia caminhando rodeado por uma multidão incalculável de pessoas, quando de repente o Mestre pára e faz uma das perguntas mais surpreendentes, "quem me tocou?". Os discipulos diante das negativas das pessoas da multidão, questionam a pergunta do Mestre, "a multidão te aperta e te oprime, e perguntas quem me tocou?

Se fosse eu ou voce diríamos, "tá de brincadeira Senhor!"

Mas é exatamente esta pergunta do Senhor, "quem me tocou?" que nos ensina uma grande lição: há uma grande diferença entre esbarrar em Jesus e tocar em Jesus!

ESBARRANDO EM JESUS

São aquelas pessoas que chegam a ter contato com a mensagem de Jesus, com a doutrina de Jesus, a fé em Jesus, mas de forma casual, acidental ou meramente superficial. Assim como uma multidão que esbarra em Jesus sem nenhuma motivação aparente!

Quantos em nossos dias colocam adesivos bíblicos em seus carros, vestem camisas com motivos bíblicos, adornam suas casas com quadros de imagens bíblicas, ouvem músicas evangélicas pela harmonia, mais que pela letra, etc.

São pessoas que vão esbarrando na mensagem de Jesus, mas infelizmente nada lhes acontece, nenhuma transformação, nenhum milagre de vida.

TOCANDO EM JESUS

Por outro lado, vemos o exemplo desta mulher que não esbarra, toca em Jesus! Olhemos então para o seu exemplo e vejamos o que é tocar em Jesus.

1. Reconhecer de todo coração sua necessidade. Depois de sofrer nas mãos dos médicos e de toda alternativa de cura da época, a mulher se vê enfraquecida, empobrecida e desiludida das esperanças humanas.Naquele momento ela reconhece que só Jesus pode fazer alguma coisa por ela! O tocar em Jesus começa quando reconhecemos a nossa profunda necessidade de Deus e que só Jesus pelo Evangelho pode fazer o milagre que precisamos.

2. Fé que supera obstáculos. A mulher foi tomada de uma fé que nasceu da necessidade, uma fé tão poderosa que venceu suas próprias fraquezas de anemia, cansaço e desengano, também triunfou sobre a multidão que desanimaria qualquer pessoa que desejasse chegar perto de Jesus, menos esta mulher! Tocamos em Jesus quando vencemos nosso orgulho, nossa vaidade pessoal e estamos dispostos aos "sacrifícios" necessários.

3. A Proximidade do Toque. Acho lindo esta percepção, a mulher teve que ir à distância de estender a mão e tocar a borda d manto de Jesus! Veja que não foi preciso tocar os cabelos de Jesus, o rosto de Jesus, para aquela mulher bastava a borda das suas vestes! A proximidade do Mestre, que tremor no coração!

Alguns não querem se aproximar, não querem se comprometer, não querem tocar!


QUANDO TOCAMOS EM JESUS

1. Ele pára!

Multidão nenhuma faz Jesus parar, mas o toque de uma necessidade em fé, detém o Senhor do Universo, o Deus da Vida!

2. Ele que nos conhecer!

Outro entendimento do texto que me deixa emocionado. A mulher queria apenas um toque, iria embora logo depois, não qeuria atenção, não queria popularidade, somente tocar nele (aleluia!). Entretanto ninguém que toca Jesus fica esquecido! As multidões podem não perceber, os discípulos do Senhor podem não reconhecer, mas Jesus insiste em conhecer, "quem me tocou?"

3. Vai a tua fé te salvou!

A mulher que desejava apenas tocar e ser curada do seu mal, recebe muito mais do que fora buscar. Todos que tocam em Jesus receberão muito mais do que foram buscar! Além de uma vida trasnformada, além de ua família restaurada, além de dons espirituais, receberão o toque de Jesus, a salvação de suas vidas!

Conclusão

Hoje, vamos! Deixemos as muitas ocupações e preocupações, vençamos os obstáculos do tempo, dos compromissos e vamos à distância que possamos tocar em Jesus! Vá e toque em Jesus!

Glória a Deus!

2 comentários: